Anuência da Prefeitura de Matipó.
Controle acionário pela
Vale e BHP (50% cada).
Unidades operacionais nos
estados de Minas Gerais
e do Espírito Santo.
Empresa vice-líder no mercado
transoceânico de pelotas de minério de ferro, com capacidade de produção anual de 31,5
milhões de toneladas.*
Logística e processos integrados desde a extração do minério de ferro em Minas Gerais até o porto em sua usina de pelotização no Espírito Santo, ligados por mineroduto.
Mais de 6 mil empregos
diretos e indiretos.*
Reconhecimento global e
clientes em mais de 21 países.*
*Dados de 2015
A Samarco assumiu o compromisso com a segurança e a evolução: voltar a operar com o uso de novas tecnologias e dispondo seu rejeito em uma cava confinada. A retomada operacional será gradual, após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos para empilhamento a seco, que inclui a Cava Alegria Sul e o sistema de filtragem.
(Português do Brasil) Em outubro de 2016, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) suspendeu as licenças ambientais do Complexo de Germano e convocou a empresa a fazer um processo de Licenciamento Operacional Corretivo (LOC). Em setembro de 2019, a Samarco obteve a concessão do LOC pelo órgão ambiental.
Regularização de obras emergenciais realizadas após o rompimento de Fundão.
Regularização de estruturas existentes.
Adequação de projetos e novas tecnologias.
Anuência da Prefeitura de Matipó.
Anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Protocolo EIA/RIMA.
Audiências Públicas em Mariana, Ouro Preto e Matipó.
Anuência da Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB).
Anuência do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat).
Anuência da Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB).
Anuência da Floresta Estadual Uaimii.
Anuência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (Compatri) e Anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Outorga Piracicaba e Anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Vistoria pela equipe técnica da Superintendência de Projetos Prioritários (SUPPRI) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Anuência IBAMA.
Parecer Único — Votação na Câmara de Atividades Minerárias (CMI).
Atualizado em novembro de 2019.
A Samarco tem consciência de que fazer diferente exige determinação e esforço. Somente desta forma, aberta ao diálogo transparente e propositivo, será possível recomeçar, transformando recursos minerais em valor para a sociedade. Buscamos reconstruir as relações de confiança, sempre focados em nossos valores: respeito às pessoas, integridade, mobilização para resultados e segurança.
A segurança é um dos valores da Samarco e desde o rompimento de Fundão, em novembro de 2015, a empresa tem dedicado extrema atenção às atividades de reforço e monitoramento das estruturas geotécnicas.
Foram realizadas obras emergenciais, seguindo as recomendações de auditorias independentes.
E implantadas novas práticas de controle, baseadas em avançadas técnicas de monitoramento e tecnologia.
Centro de Monitoramento Integrado (CMI)
Engenharia robusta com projetos estruturantes;
Instrumentação adequada;
Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e Plano de Apoio ao Gerenciamento de Crise (PAGC);
Simulados de emergência – sete exercícios feitos, desde novembro de 2015, com a participação de cerca de 3.500 pessoas das comunidades da região;
Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) - análise de dados online e inteligência aplicada, mais de 600 equipamentos de última geração, para controle e monitoramento das estruturas geotécnicas;
Instalação de sirenes nas áreas das barragens e nas comunidades dos municípios de Mariana e Barra Longa com testes mensais, todo dia
10, às 10h.
Em atendimento à Resolução Conjunta SEMAD/FEAM nº 2.784/2019, à Lei Estadual 23.291/2019 e à Resolução nº 13 da Agência Nacional de Mineração, que determinam a descaracterização das barragens a montante, foi protocolado na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Projeto de Descaracterização da Barragem e da Cava de Germano.