Notícias

99% das famílias impactadas passarão o Natal acomodadas em casas

24/12/2015


Um total de 99% das famílias de Mariana e Barra Longa impactadas pelo acidente da barragem estão instaladas em casas alugadas ou de familiares. Isso significa dizer que 351 (908 pessoas) das 355 grupos familiares passarão o Natal em imóveis mobiliados e equipados pela empresa ou em residências de parentes.

Oito famílias concluíram, no dia 23 de dezembro, a transferência de hotéis para imóveis alugados. Quatro famílias de Mariana (8 pessoas) seguem acomodadas em hotéis por opção própria. Uma delas aguarda, para a primeira semana de janeiro, a conclusão da reforma que está sendo realizada pela Samarco em imóvel de sua propriedade. 

A realocação das pessoas tem sido realizada diariamente pela Samarco, com participação ativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mariana. A ordem das mudanças segue as prioridades definidas pelos próprios moradores durante as reuniões realizadas duas vezes por semana entre os representantes das comunidades, Samarco, Ministério Público de Mariana e outros órgãos competentes.

Todas as residências alugadas pela empresa foram equipadas com móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos e enxoval, adquiridos preferencialmente de fornecedores da própria região. Antes da mudança, a empresa também abasteceu as casas com alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e água potável.