Notícias

Abastecimento de água em Valadares

14/11/2015


O abastecimento de água no município de Governador Valadares, em Minas Gerais, começa a voltar ao normal a partir de segunda-feira, 16/11. Um laudo emitido pela Copasa comprovou que a água do Rio Doce, onde a cidade faz a captação, tem grau de potabilidade assegurado, ou seja, ela pode ser tratada. Além das três estações de tratamento que atendem a cidade, a Samarco irá disponibilizar uma estação móvel para auxiliar no tratamento e reabastecimento.

Antes de ser tratado, o recurso hídrico vai passar por um processo que acelera a decantação para separar os resíduos e o retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradativa.

Além disso, duas obras de captação alternativa serão realizadas em Valadares, uma no rio Suaçuí Pequeno e outra no Suaçuí Grande, com o objetivo de prevenir a cidade de eventuais interrupções decorrentes do acidente nas barragens.

Vale ressaltar que as medidas emergenciais realizadas pela Samarco não serão interrompidas. Até o momento, a empresa já forneceu 6,3 milhões de litros de água potável e 199,5 mil litros de água mineral à população do município de Governador Valadares (MG).