03/12/2015
Nos últimos três dias a Samarco entregou mais 19 casas em Mariana. Agora são 72 famílias transferidas para residências temporárias, alugadas pela empresa. O processo conta com a participação ativa dos moradores e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Conheça as etapas de entrega das casas para as famílias.
Reunião com comunidade
Duas vezes por semana, a Samarco promove reuniões com representantes das comunidades impactadas, Ministério Público de Minas Gerais e outros órgãos competentes, para discutir sobre os trabalhos de assistência humanitária e medidas de caráter emergencial.
Os critérios e a metodologia de priorização de transferência dos moradores são alguns dos resultados dessas reuniões . As famílias com idosos acima de 65 anos, com crianças, gestantes e recém-nascidos, pessoas com necessidades especiais ou dependentes de cuidados médicos têm prioridade na entrega dos imóveis.
Escuta social com o núcleo familiar
Nesta etapa, os profissionais da Samarco vão até os locais onde as famílias estão alocadas, para entender a realidade e as necessidades específicas de cada uma delas, de forma que o imóvel disponibilizado se enquadre em suas expectativas. Entre os itens avaliados estão número de quartos, tamanho dos cômodos, garagem, região, tipo de residência e proximidade dos familiares.
Compra do kit mobiliário
Desde o início do processo, uma equipe da Samarco fica encarregada de efetuar a compra do kit mobiliário para as novas residências, privilegiando os fornecedores da região. Todas as famílias recebem móveis, eletrodomésticos, utensílios e enxoval.
Avaliação de imóveis disponíveis
Paralelamente à escuta social, outro grupo de profissionais da empresa percorre a região de Mariana (MG) em busca de imóveis para locação. Eles avaliam o estado das casas, considerando a infraestrutura, aspectos de segurança, documentação e fornecimento de água e luz. Até o momento, cerca de 700 imóveis já foram mapeados e vistoriados.
Cruzamento das necessidades
Após os profissionais da Samarco entenderem as necessidades de cada núcleo familiar é feito o cruzamento de dados com o mapeamento e avaliação dos imóveis disponíveis para locação. Nesta etapa, as necessidades das famílias são integradas às características dos imóveis mapeados.
Limpeza e validação de infraestrutura
Profissionais da Samarco vão até o imóvel para fazer a limpeza e certificar o funcionamento elétrico e hidráulico do local, para que a família não tenha transtornos futuros.
Apresentação de opções
Após a limpeza e validação da infraestrutura, as famílias são apresentadas às opções de imóveis que satisfazem às suas necessidades. A empresa busca as pessoas no local em que estão acomodadas, com acompanhamento de um assistente social da Prefeitura de Mariana, e leva o grupo a todos os imóveis selecionados. Caso as expectativas dos moradores não sejam atendidas nesta primeira visita, novas tentativas são realizadas.
Escolha das casas
Após as visitas, as famílias escolhem o imóvel que mais gostaram e assinam o termo de acordo de escolha com a Samarco.
Montagem e organização
Assim que o kit mobiliário chega, é feita a montagem dos móveis e a organização dos utensílios e enxoval para recepcionar os novos moradores.
Entrega de alimentos
A Samarco, em parceria com a Prefeitura de Mariana, abastece a residência com produtos de cesta básica, hortifrúti, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal, provenientes das doações aos impactados.
Mudança da família
No dia da mudança, a equipe da Samarco busca a família no local em que ela está acomodada e a leva até a nova residência.
Retirada de donativos
Após a mudança, a empresa oferece transporte para que a família possa ir ao Centro de Convenções de Mariana buscar donativos.
O prazo aproximado para cumprir todas as etapas do processo é de três dias.