24/10/2019
A Defesa Civil Municipal de Matipó, com o apoio da Samarco, realizará no próximo domingo (27) o primeiro simulado na região. O objetivo do exercício, que ocorrerá em Padre Fialho, distrito de Matipó, próximo à estação de bombas II da Samarco, é preparar a comunidade para saber como agir diante de uma situação de emergência.
O simulado é orientado pelas normas e procedimentos do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco. A empresa apoia a Defesa Civil Municipal na organização do simulado, fornecendo infraestrutura, veículos e por meio do envolvimento de empregados e facilitadores. O mineroduto da Samarco passa pelo município de Matipó, no distrito de Padre Fialho.
Nos dias 22 e 23, foram realizadas ações de preparação para o exercício do simulado, que incluíram o treinamento dos órgãos de resposta – Defesa Civil Municipal de Matipó, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Minas Gerais – e também reunião com a comunidade de Padre Fialho na Escola Estadual Maria Vicencia Brandão e o “table top” (ou simulado de mesa), que auxilia na planejamento dos recursos necessários para o simulado.
A Defesa Civil do Municipal de Matipó conta também com a parceria da Faculdade Univértix, que realizará ações de prevenção à saúde junto à comunidade no dia do simulado.
Monitoramento permanente
As barragens da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e o acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições dessas estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes.
Atualmente, o sistema de monitoramento conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especialista com cerca de 50 pessoas.