Notícias

Estações de tratamento garantem a qualidade da água nos municípios ao longo do Rio Doce

28/07/2016


 

As estações de tratamento de água nos municípios ao longo do Rio Doce foram restabelecidas e várias melhorias foram implementadas nos sistemas de tratamento para garantir a qualidade da água para o consumo da população.

Em Governador Valadares, por exemplo, foi construída uma adutora, que é um sistema alternativo de captação para a estação de tratamento de água de Recanto dos Sonhos. A adutora possui 2,7 km e vazão de mais de 2,6 milhões de litros diários de água, sendo capaz de atender a mais de 10 mil pessoas por dia. Já o projeto de captação alternativa do Rio Suaçuí Grande encontra-se em estudo, na fase de Engenharia Conceitual. O estudo conta com a participação da prefeitura e SAAE. O município de Resplendor também receberá uma nova adutora, que fará a captação do Córrego Barroso para o abastecimento da cidade.

Além dos trabalhos desenvolvidos nas estações de tratamento de água, nove poços artesianos foram perfurados em cinco municípios ao longo do rio Doce como fonte alternativa de captação de água. A água dos poços vai para tratamento e segue potável para as redes de abastecimento. Já nas propriedades rurais, que estão mais distantes das cidades, o abastecimento de água é feito por caminhões-pipa.

O restabelecimento das estações de tratamento de água nos municípios ao longo do Rio Doce tem como objetivo garantir que a água seja potável após o tratamento. A ação faz parte dos 41 programas que integram o Termo Transacional de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Confira as ações de tratamento de água realizada na região no vídeo abaixo: