03/08/2016
Já está em operação a Fundação Renova, criada pela Samarco, Vale e BHP Billiton, para a condução dos programas de reparação e recuperação socioeconômica e socioambiental nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado. Hoje, são 41 programas, sendo que 93% já estão em andamento.
Com sede em Belo Horizonte e escritórios em Mariana/MG, Governador Valadares/MG e Linhares/ES, a Fundação é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado pelas três empresas e os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, e outros entes federativos, em março deste ano. Conheça aqui, na íntegra, o TTAC, que estabelece a Fundação e os seus programas.
A instituição é constituída de Conselho de Curadores, Diretoria Executiva, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal. Também foi instituído um Comitê Interfederativo, instância externa e independente da Fundação, que acompanha, monitora e fiscaliza os projetos executados, que pode contar com o trabalho de especialistas técnicos e auditorias independentes para dar transparência à sua atuação.
Significado da marca
A marca da Fundação Renova é simples e dinâmica. Entenda como ela foi construída:
– A palavra Renova, usada em letras minúsculas, se remete à humildade, porque é assim que a Fundação vai trabalhar.
– A palavra Fundação, usada em letras maiúsculas, se remete à força que a instituição deve ter.
– A divisão em três partes representa as comunidades, empresas e governos.
– As três cores usadas se referem às águas dos rios, às matas e à terra.