Notícias

Laudos do CPRM e da ANA atestam a qualidade da água do Rio Doce

17/12/2015


Resultados de novas análises feitas pelo Serviço Geológico do Brasil (CRPM) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) divulgados, no dia 15 de dezembro de 2015, atestam que a qualidade da água do Rio Doce está compatível com os resultados encontrados antes da passagem da pluma de turbidez.

Os laudos confirmam também que, após o tratamento adequado para atender aos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2.914), a água pode ser consumida pela população sem riscos.

Com relação à presença de metais pesados dissolvidos na água, os níveis de arsênio, cádmio, mercúrio, chumbo, cobre, zinco, entre outro, são, de modo geral, similares a levantamentos realizados pela CPRM em 2010.
Os valores obtidos nas coletas indicaram condições em conformidade com a legislação, exceto para o manganês dissolvido que, no entanto, pode ser tratado para padrões adequados ao consumo nas Estações de Tratamento.

Ao todo, foram coletadas 25 amostras de água, sedimentos e material em suspensão em 13 pontos do Rio Doce, durante a primeira campanha da CPRM, que aconteceu entre os dias 14 e 22 de novembro. Clique aqui e veja os laudos.