24/05/2016
Nos meses de março e abril, a equipe de atuação socioinstitucional da Samarco promoveu reuniões de diálogos com os moradores dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais para esclarecer dúvidas sobre o acesso ao cartão de auxílio financeiro. Mais de 2,5 mil pessoas participaram das reuniões e foram informadas sobre o processo de criação, cadastramento e regras para ter acesso ao cartão.
Ao final de cada reunião, atendimentos individuais foram feitos por uma equipe da Samarco, em conjunto com profissionais da empresa Golder/Praxis, para acompanhar a situação das pessoas que requisitaram o cartão. Aqueles que não foram elegíveis para receber o auxílio financeiro, poderão ser contemplados em outros programas de assistência estipulados no Acordo assinado com os governos Federal, dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e outras entidades governamentais. Novos encontros estão previstos para serem realizados em outras comunidades, no mesmo formato.
O auxílio financeiro integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho dos dois estados. É destinado às famílias que tiveram suas rendas afetadas pelo rompimento da barragem. Até o momento, 6.173 cartões foram entregues. Por meio deles, são repassados mensalmente, e em caráter temporário, um salário mínimo para cada pessoa do núcleo familiar que tenha perdido renda por atividade laborativa em decorrência direta do rompimento da barragem. Além disso, é repassado mais 20% do salário mínimo por membro dependente e o valor de uma cesta básica com base no Dieese de Minas Gerais e do Espírito Santo.