13/12/2017
Segunda, dia 11 de dezembro, o processo de licenciamento do Sistema de Disposição de Rejeito – Alegria Sul esteve em discussão na 17ª Reunião Extraordinária da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM). Na reunião, por 11 votos a 1, foi aprovada a licença prévia (LP) e de instalação (LI) da Cava de Alegria Sul que será emitida com mais quatro condicionantes, além das estabelecidas anteriormente pela Semad.
Para voltar a produzir, a Samarco depende ainda da conclusão do Licenciamento Operacional Corretivo (LOC) do Complexo de Germano, que está em fase de audiências públicas. Nas audiências, que ocorreram em Matipó (5/12), Mariana (6/12) e Ouro Preto (11/12) foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Os estudos contemplam a regularização das estruturas existentes, das obras emergenciais realizadas na área de barragens e da adoção de soluções para o tratamento de rejeitos.
Reforçamos que não há data prevista para o retorno das operações. Fique atento na nossa página do facebook e site para ter acesso a mais informações!