Notícias

Rejeito da Samarco é aplicado na primeira fazenda urbana da América Latina

15/05/2017

Fotos externas da primeira fazenda urbana de Belo Horizonte, localizada no bulevar shopping com uso de materias de rejeitos de minerio cedidos pela Samarco.

Primeira fazenda urbana de Belo Horizonte, no Boulevard Shopping, mostra uso de materiais de rejeitos de minério cedidos pela Samarco

 

Há mais de 10 anos, a Samarco busca alternativas para o uso dos rejeitos da mineração. Dentre os estudos está a possibilidade de uso do material para fabricação de blocos intertravados para pavimentação e coloração da madeira plástica. Esses produtos podem ser vistos a partir desta sexta-feira, dia 12, no projeto BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina desenvolvida em Belo Horizonte (MG), do qual a Samarco é parceira.

Por meio da parceria estabelecida, a Samarco forneceu rejeito arenoso e lama para os produtos que foram utilizados na fabricação de blocos intertravados para pavimentação do espaço e do mobiliário. Para a produção de blocos intertravados, usados no piso da fazenda, foi utilizado rejeito arenoso da Samarco. “Está provada tecnicamente a viabilidade do uso do rejeito arenoso em substituição à parte do volume de areia na produção destes blocos, que trazem a mesma segurança e durabilidade de um bloco feito com areia e brita. Além de ser mais ecológico”, afirma José Eli Goulart, gerente técnico comercial da Uni-Stein, empresa responsável pela fabricação dos blocos usados na pavimentação da fazenda da BeGreen.

A Samarco também forneceu lama para a produção de madeiras plásticas, usadas na fabricação de decks, mesas e cadeiras para o espaço.  A lama é usada como pigmento que, por ser inorgânico, é considerado mais durável para dar coloração às madeiras produzidas com aparas de plástico e fibras vegetais. As peças foram fabricadas pela empresa Ecoblock, que, como a Uni-Stein, participa desta iniciativa com a Samarco.

 

A BeGreen

Em 2017, a Samarco firmou parceria com a BeGreen, a primeira fazenda urbana da América Latina localizada no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte. É um espaço para a produção de hortaliças sem agrotóxicos com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

A sustentabilidade também faz parte da construção do espaço. Todo o projeto urbanístico da fazenda foi concebido com a premissa de utilização de materiais recicláveis, desde a pavimentação do piso, concepção das instalações elétricas até o mobiliário do local.

 

Estudos

Os estudos de aproveitamento de rejeito desenvolvidos pela Samarco são desenvolvidos em parceria com empresas e universidades, como o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Em 2013, uma área de 2 mil m² no município de Guarapari (ES) foi pavimentada com blocos intertravados similares aos do espaço da BeGreen. A Samarco também já utilizou o mesmo tipo de bloco na reconstrução da cidade de Barra Longa (MG), fabricados com o sedimento retirado da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga).

Daqui em diante, o objetivo é continuar no desenvolvimento e consolidação de novas tecnologias que visem aproveitar os resíduos e rejeitos da empresa, inclusive no desenvolvimento de negócios e na concepção de outros produtos.

Conheça mais sobre a parceria entre Samarco e a BeGreen no vídeo abaixo: