29/12/2015
A Samarco está concluindo um extenso trabalho de apoio a 16 Estações de Tratamento de Água (ETA) localizadas nos municípios banhados pelo Rio Doce. Cinquenta empregados especializados da empresa, que foram deslocados para 11 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, estão capacitando técnicos e operadores locais para o tratamento e disponibilização da água para a população. Em breve, as estações voltarão a operar de maneira autônoma, como antes do acidente.
O apoio se justifica em função do aumento da turbidez da água no Rio Doce, o que também aumenta a complexidade do tratamento. A Samarco contribuiu durante mais de um mês com a operação, dosagem, cálculo e uso de reagente específico, ajudando a normalizar a distribuição de água em todas as cidades que tiveram o abastecimento interrompido.
Atualmente, estão em treinamento os operadores da ETA Central de Governador Valadares. A Samarco produziu um manual de operação e procedimentos específicos para água com alto índice de turbidez. Além disso, a empresa colocou em funcionamento os equipamentos disponíveis de dosagem de insumos em automático, tornando o processo mais eficiente e reduzindo as variações na qualidade da água tratada. Dessa forma, a correção para qualquer variação de turbidez no rio é feita de forma instantânea. Funcionários das três ETAs do Espírito Santo também já foram treinados.
Aos poucos, os empregados que se revezaram em regime de turno nas 16 ETAs do Rio Doce estão deixando os locais em que atuaram a se dirigindo a outras frentes de trabalho.