19/12/2015
A Samarco assumiu integralmente, desde o dia 10 de dezembro, a gestão de todos os serviços e suprimentos necessários à qualidade de vida dos animais impactados pelo acidente da barragem. Essa iniciativa tem a intenção de garantir o cuidado contínuo com todas as espécies, de forma estruturada e planejada. A Samarco terá o auxílio da Brandt Meio Ambiente, empresa com experiência em programas e estudos na área ambiental, no Brasil e em outros países.
Graças à atuação conjunta da Associação Ouropretana de Proteção Animal (AOPA), Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA), Fórum Nacional de Defesa dos Animais (FNDA), Deputado Noraldino Júnior, presidente da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais e equipe, Instituto Luisa Mell, Veterinários da Estrada, Cruz Vermelha, Bombeiros Civis, Associação Lafaietense de Proteção Animal, Brigada 4×4, Protetores independentes, estudantes de veterinária e da Samarco, foi possível resgatar, medicar e assistir, até o momento, mais de 4.600 animais, entre os que permanecem junto de seus donos em propriedades rurais, e aqueles, que estão temporariamente acomodados em estruturas próximas à Mariana. Uma verdadeira força-tarefa que permitiu o atendimento emergencial a cada uma das espécies.
Para aqueles que ainda quiserem levar carinho aos bichos, a entrada de voluntários será permitida, entre as 08h e 17h, todos os dias da semana, seguindo normas do estatuto do voluntariado, que só permite a entrada de maiores de 18 anos, e carga horária de 4h diárias. Para isso, os interessados deverão entrar em contato com o email voluntarios.brandt@gmail.com para cadastro e agendamento.