Notícias

Uso de sonar confirma a existência de peixes ao longo da calha do Rio Doce

09/01/2016


Estudo revela que os peixes continuam presentes na área da bacia do rio Doce afetada pelo acidente.

Diagnóstico realizado por consultoria especializada confirma que continuam existindo peixes e cardumes ao longo do rio Doce. O estudo, realizado de 3 a 11 de dezembro de 2015, foi feito em 215 pontos do curso d’água.

No estudo, realizado pela ACQUA Consultoria, foram avaliadas 20 seções de rio entre a foz do rio Doce e o reservatório da UHE Risoleta Neves. O objetivo era avaliar a ocorrência de peixes ao longo de 670 km2, incluindo os rios afetados ou não pela pluma de turbidez decorrente do acidente em Mariana.

Com um sonar acoplado a um barco propulsionado com um motor de popa, cada uma das seções de rio foi percorrida de forma a cobrir um transecto em formato de Z. Todo o percurso foi gravado simultaneamente em GPS (Global Positioning System) e em vídeo (com imagens da coluna d’água).

O método foi escolhido em função da rapidez de resposta e por não necessitar capturar e sacrificar os peixes. Por outro lado, considerando-se somente o objetivo primário do diagnóstico ‘detectar a presença de peixes’, os métodos convencionais (redes, tarrafas e outros) poderiam resultar em falsos negativos, ou seja, quando existem peixes, mas esses não são capturados, e dessa forma não representariam a realidade, explica o Biólogo e especialista em Ictiofauna Fábio Vieira, da ACQUA Consultoria e estudioso da vida aquática do Rio Doce há mais de 20 anos.

Próximas etapas

Todos os dados coletados pela equipe da ACQUA estão em análise para exata noção do número de peixes registrados na calha do rio e também diferenças entre as áreas. As conclusões estarão disponíveis dentro de algumas semanas, quando será possível ter mais detalhes. Análises posteriores usando a mesma técnica deverão fornecer indicativos adicionais sobre o processo de recuperação das áreas afetadas. Para complementação, estudos de monitoramento dos índices ecológicos e das espécies de peixes serão realizados para a determinação da identidade das espécies presentes.